7.3.09

Caxito - Angola

Igreja - Caxito


Rua - Caxito

Às portas de Luanda, mas já na província do Bengo fica a descontraída cidade de Caxito onde já se vive ao ritmo do interior de Angola. No dia que por lá passei as bombas de combustível estavam todas secas, mas poucos metros à frente várias pessoas tinham jerricans cheios para venda... pelo dobro do preço, entenda-se.

Ao largo da cidade passa o rio Bengo de que se diz que quem beber da água deste rio ficará para sempre em África. Alguém arrisca?

23 comentários:

Anónimo disse...

Aqui existia uma das maiores exploracoes agrícolas de Angola no tempo colonial.
A fazenda Tentativa.
Entre 1970 e 1972 estive várias vezes no Caxito sempre em viagem para as zonas de guerra.
Um abraco e obrigado por me fazer recordar.
José Diogo

luis barata disse...

foi nesta bela vila que aprendi a escrever a palavra caxito

Anónimo disse...

Olá,me chamo MáRIO.ESTOU EM CAXITO Á TRABALHO E APESAR DE ESTAR APENAS POUCOS DIAS POR AQUI,PUDE OBSERVAR QUE VIVER EM CAXITO É COMO VIVER NUNA CIDADE DO INTERIOR DO BRASIL.PESSOAIS HUMILIDES,CIDADE PACATA,PRA QUEM GOSTA DE ESTILO RURAL´,COMO DIZEM OS ANGOLAS:TÁ FIXE.

MARTA disse...

NUNCA IMAGINEI QUE MEU SOBRENOME FÔSSE O NOME DE UMA CIDADE EM ANGOLA KKKK.GOSTARIA DE SABER O QUE VEM A SER CAXITO...A ORIGEM.LEGAL

Fátima Campos disse...

Nasci na fazenda da tentativa, vivi no caxito, vim para portugal em 1975, tenho saudades da minha terra. Os meus pais tinham um café no caxito, perto dali havia uma sanzala onde eu passava o tempo a brincar, o meu avô trabalhava na fazenda da tentativa iamos à missa na igreja do caxito. Espero um dia voltar à minha terra.

Sol disse...

Mto interessante seu blog

Manuel Pacheco disse...

O Caxito:
Em 1971 era uma vila e a entrada para a civilização, no que respeita a quem esteve no Mato, – palavra usada para quem vivia deslocado e despovoado, que era o meu caso - saída para a guerra, para quem como eu esteve, no dito Mato.
Quem não gostava do Caxito. Era para quem vivia para além das Mabubas, a civilização. Se vivíamos em Quicabo, Balacende – o meu caso – tinha o Caxito como ponto de encontro, quer a comer um churrasco, moelas, ter um encontro sexual, - éramos jovens e necessitávamos desses encontros, pagos – de tirar umas fotografias aí no fotógrafo, de viver um dia diferente dos restantes.
Mesmo assim não trocava Balacende – em Angola foi o único quartel em que estive – por nenhum Caxito ou comparado. Enraizamo-nos aos lugares que nos são destinados e ganhamos-lhes um amor que só visto. Passei ali quase dois anos dos melhores anos que um jovem tem para viver, por isso as recordações que tenho de Balacende. As alegrias, tristezas, os amigos que granjeei, todos os anos fazemos convívios, e dá gosto vermos os jovens que éramos e o que somos agora, barrigudos alguns – o meu caso – uns com o cabelos branco, outros carecas, uns bens de vida, outros nem tanto, uns reformados, outros ainda a darem no duro.
Por isso e mais alguma coisa, quando ouço falar destas terras citadas e de Angola, fico comovido, porque lhes ganhei um amor como ao da minha primeira terra: Freamunde.

Anónimo disse...

como é bom recordar caxito passei por esse lugar muitas veses em 1975 tava a cumprir serviço militar no ucua e deslocava-me au caxito au fim de semana para uma churrascada fui forriel miliciano do batalhão 4911/74 oriundo da ilha da madeira de onde sou natural-- daniel tomás

Manuel Pacheco disse...

Daniel:
Também no Caxito comi muito churrasco de frango e moelas. Tenho saudades do Caxito. Ao ler o seu comentário e dizer que é natural da Madeira, faz-me lembrar as espetadas que comi no restaurante S. António e Lagar, dos almoços no Londres, no Taiti, no Prego no Prato, no Anadia, do café e uísque no Verdinho, numa francesinha no Santinho. O que não gozei na Madeira.
Um abraço.

Anónimo disse...

Tal como a Fátima, também nasci na Fazenda Tentativa (Hospital Visconde do Alto Dande, em 1965); o meu pai trabalhou lá de 1962 a 1975, também ia à missa à igreja de Caxito e também regressei a Portugal em 1975. só vivi no Caxito durante 4 meses, os restantes foram passados na Tentativa. Que saudades!

Irene disse...

Pois eu vivi nos anos 59 a 61 na Vila do Caxito e tambem la andei na escola primaria que saudades.Irene
22-12-2011

Anónimo disse...

Pois é, tudo o que foi aqui escrito é verdade, a última vez que passei pelo Caxito e mais propriamente pela Fazenda Tentativa, estava praticamente tudo destruído em 1975 aquando da Guerra Civil, a própria refinaria estava desmantelada, os Movimentos de Libertação encarregaram-se desse trabalho, aliás, os parapeitos para os postos de sentinela eram feitos com sacos de açúcar.
Tenho notícias de que tudo mudou e ainda bem, aquele povo merecia melhor sorte.

Anónimo disse...

Olá , alguém teve aula com a professora Ernestina?

Anónimo disse...

D . Ernestina Botelho , professora , morava na Fazenda Tentativa e hoje com seus 86 anos lembra com saudade e lágrimas dos tempos vividos .Lúcida e cheia de histórias adoraria saber alguma informação de seus alunos tão queridos .Abraços,Li.

Anónimo disse...

A Dª Ernestina Botelho, esposa do sr. Botelho, meus pais lembram-se dela. Sou filha do Sr Mesquita que
era encarregado na Fazenda Tentativa. Não fui aluno dela mas da D. Dulce Pinto que morava ao lado da escola da Tentativa.
C. Mesquita

Li disse...

D. Ernestina Botelho faz em Maio de 2013, 87 anos.Ficou muito feliz com o contacto de sua ex aluna e gostaria de saber mais a respeito de outros alunos queridos.Sou nora dela e gostaria de lhe fazer uma surpresa de aniversario com pessoas que à muito tempo ela nao vê. quem estiver interessado(a) entre em contato no bloguer e lhe passarei informaçoes de e-mail e contacto telefonico.
Grata mais uma vez, abraço a todos.

Anónimo disse...

Caxito ñ xtá a conhecer o desenvolvimento continua aquela mesma vila de a muito tempo. Estive lá em 2012 e parece que recuou no tempo.

Unknown disse...

É prazer.partilhar.minha informação.
eu Almeida só nacionalidade angolana e minha terra natal e caxito.hoje vivo BRASIL estou Feliz...Angola minha pátria..obrigado terra saudade minha terra (caxitio)

Camões disse...

Angola minha pátria..minha terra..minha casa obrigado..caxito bengo...obrigado de la ficou meu umbigo...!la eu respirei primeiro ar. caxito minha terra natal...! Aguarda um dia. Estreia AÍ...
(Camões)

Unknown disse...

Também nasci no Caxito perto do quartel português, os meus pais tinham um café-restaurante e iam lá soldados conhecidos visitar-nos. Obrigados por me fazer recordar,gostava de um dia lá voltar!!

Unknown disse...

Eu conheço bem o Caxito eu também ia á missa todos os domingos na primeira vez que lá entrei foi em 2008 prometi que se a vida corre-se bem eu oferecia todos os bancos em madeira ppos sou carpinteiro e tinha a minhas maquinas na Açucareira, só que não foi possivel foi enganado fiquei sem nada sem o merecer. Pois levei todo o que tinha para Angola a minha vida que tanto passei para conseguir ainda hoje estou mal não consigo esquecer! Tenho saudades do povo de Angola ainda me lembro quando os mais pequeninos esperavam que eu chega-se a casa Pois eu tinha sempre alguma coisa de comer para eles que saudades! Saudades e muita tristeza ao mesmo tempo. Grande Abraço para todos os Angolanos!...

Unknown disse...

PROFESSORA Ernestina foi minhas PROFESSORA nas mabubas, onde vivi desde um ano de idade até aos onze anos

Barros-silva disse...

Alguém da 3ª4911/74 conheceu a Quintino Andrade Sa? Morreu em Junho/1975 era irmão do meu avô gostava de ver se alguém tinha fotografias