10.8.09

Mercado do Artesanato - Angola


Máscaras e Batuques em exposição - Mercado do artesanato


Esculturas em madeira - Mercado do artesanato


O artista e a sua obra - Mercado do artesanato


Altas girafas - Mercado do artesanato


É um tosco Mercado de Artesanato que funciona numas improvisadas tendas na berma da estrada bem às portas de Luanda.

Apesar da modéstia do lugar desengane-se quem pensa vir encontrar aqui uma pechincha. Mesmo os peritos na arte do regateio terão dificuldade em levar a melhor aos deferentes comerciantes. E negócios da China só se os conseguirem os muitos chineses que por ali se detêm.

Mas com paciência, desportivismo e dinheiro na carteira lá se encontrará aquela escultura em madeira ou a pintura naif que fazem falta lá na sala de estar, o colar de contas ou o pano do congo para oferecer à amiga que delira com essas coisas, ou até aquela máscara tribal africana que vai impressionar as visitas.

Cuidado é para não trazer nenhuma das peças de marfim que lhe tentarão impingir pois os pouco elefantes que ainda vivem em Angola não têm culpa e ficam feios desdentados…

12 comentários:

Alexandre Correia disse...

Olá PCS!

Ao comprar artesanato em Angola é fundamental ter em conta um pormenor: se a peça que adquirimos não tiver um selo oficial (parece mesmo um selo do correio, daqueles mais antigos...), o mais provável é que no aeroporto não nos deixem sair do país com ela. Já me explicaram uma vez — e é compreensível que assim seja — que se trata de uma medida para impedir a exportação de património valioso. Ou seja, supostamente, as peças são sujeitas a uma apreciação e se forem consideradas dispensáveis é-lhes colocado um selo que permite a sua comercialização para o exterior. Quanto ao marfim, peles e outras coisas naturais, como até os pedaços de coral, convém ter o máximo de cuidado, pois no espaço europeu (considerando os 27 países da União Europeia, mas também alguns mais que estão fora deste grupo!) há muito tempo que vigora uma lei duríssima sobre o tráfico deste tipo de bens, que uma vez detectados são imediatamente apreendidos, enquanto que os seus detentores são também logo constituídos arguidos de um processo que na maior parte dos casos culmina na aplicação de uma multa, mais ou menos pesada consoante a gravidade do bem proíbido que foi apreendido, embora possa conduzir a uma pena de cadeia efectiva. É caso para dizer coitados dos elefantes e coitados daqueles que não resistem a gastar uma fortuna para ter uma "inocente" peça em marfim...

Abraço,

Alexandre Correia

PS - Bom regresso a casa!

Lekas disse...

Passei por aqui e gostei.

Vou passar mais vezes.

Felicidades nessa terra que tem o dom de enfeitiçar as pessoas.

Um abraço.

Anónimo disse...

Gostaria de ser seguidora deste blogue, mas não vejo como...
É possível fazê-lo ou não?
Quem dá uma ajudinha?
Ainda sou principiante nestas novas tecnologias...talvez por isso não consiga ...
Aquele abraço.

PCS disse...

Olá Alexandre,

É verdade que esse selo oficial devia ter a função de limitar a saída de património valioso mas como muita coisa em Angola também esses selos são um negócio e não é difícil conseguí-los.
É claro que infelizmente já estou cansado de ouvir histórias de quem há uns anos conseguiu “passar” peças de marfim. Acho e espero que actualmente seja mais difícil mas suspeito que ainda seja um crime que compense...


Olá Lekas,

Fico contente que tenha gostado de passar por este blog. Obrigado, é sempre bem-vindo.


Olá Anónima,

Seja bem-vinda. Para ser seguidora deste (ou de outros) blog terá de criar uma conta no blogger (http://www.blogger.com/) e depois no painel principal terá um separador de “Blogs que estou a seguir” onde apenas terá de adicionar o endereço dos blogs que pretende seguir.
Depois pode ir acompanhando no Google Reader (http://www.google.com/reader/).
Espero ter esclaredido.

Beijinhos e Abraços
PCS

Paulo Cardoso disse...

Bom Dia Caro Paulo C.Santos
Será possível comprar uma pulseira de pelo de rabo de elefante com dois nós ?
Melhores Cumprimentos
Paulo Cardoso

PCS disse...

Olá Paulo Cardoso,

Sim, é muito vulgar ver esse tipo de pulseiras à venda no mercado de artesanato de Benfica.

Abraço

[ ARTEblocos ] disse...

Olá Paulo
Entrei no seu BLOG e gostei sobre algumas postagens. Também estou em Luanda, sou brasileiro, arquitecto e trabalhando na Brick by Brick. Temos um BLOG para postar eventos e curiosidades de Angola para nossos familiares irem acompanhando nosso dia a dia, o site é www.brickemangola.blogspot.com

Abraços
Rondineli

APC disse...

Escreves bem. Lê-se bem. I like it!

:-)

Anónimo disse...

Olá!
Tive a ver seu blog, pois estou interessada em telas, esse mercado do artesanato que você cita, é dentro da cidade ou antes de chegar a cidade? Me falaram que Luanda é complicada em todos os sentidos, então fico no aguardo da reposta.
Obrigada!

Anónimo disse...

Olá!
Tive a ver seu blog, pois estou interessada em telas, esse mercado do artesanato que você cita, é dentro da cidade ou antes de chegar a cidade? Me falaram que Luanda é complicada em todos os sentidos, então fico no aguardo da reposta.
Obrigada!

PCS disse...

Olá anónima,

O mercado de artesanato é fora do centro mas ainda dentro da cidade de Luanda. É na zona de Benfica e fica na principal estrada que vai para sul, pelo que é impossível não o ver.

Cumprimentos,
PCS

Paty Mega Hair disse...

Olá meu querido!!!
Me diga:n importam artesanato? queria tanto divulgar meu trabalho na áfrica, seria um sonho. Trabalho com peças afros, abraços!!!