25.7.09

Welwitschia Mirabilis - Angola

Welwitschia Mirabilis - Deserto do Namibe


É uma espécie endémica do Sul de Angola. Talvez por isso foi orgulhosamente promovida a símbolo nacional onde até dá nome a uma conhecida marca de refrigerantes local.

A Welwitschia Mirabilis encontrou o seu habitat perfeito no deserto do Namibe e não se tem dado mal. Mesmo vivendo num ambiente inóspito, e apenas absorvendo a humidade da névoa matinal, estima-se que consiga viver por mais de mil anos…

Será que já alguém se lembrou de procurar o elixir da longa vida nesta intrigante planta?

6 comentários:

ju disse...

Olá...
Quero te dar os parabens pelo teu blog.
Gosto mts de vir aqui.
O meu namorado esta ai tb em Angola a 2 meses, esta a morar em Viana.
Já agora só mais uma coisa eu moro no concelho de Coruche na tua terra.
Bjs

Alexandre Correia disse...

Olá PCS!

É impressionante a Welwitschia Mirabilis, não é? Na realidade, esta planta carnívora, que é uma ameaça letal para insectos como as moscas, pode até viver para além de um milénio. O ano passado, ao conduzir desde a cidade de Namibe para o interior do Parque Nacional de Iona, um amigo desvendou-me um dos segredos melhor guardados deste parque, mostrando-me dois exemplares da W.M. com vários metros de perímetro e cerca de um metro e meio de altura. Parece incrível, mas de acordo com uma jovem bióloga que nos acompanhou, estima-se que aqueles dois exemplares tenham mais de 2000 anos!

Abraço,

Alexandre Correia

PCS disse...

Olá coruchense Ju,

Bem vinda aos meus blogs. Fico feliz por gostares.

E és de onde no concelho de Coruche?


Olá Alexandre,

Eu bem que desconfiava e queria escrever que a W.M. é uma planta carnívora (mexe com o nosso imaginário, não é?) mas como não consegui confirmar optei por não o mencionar.
Se mesmo as pequenas que vi são impressionantes imagino essas de metro e meio de altura!

Abraço

Ju disse...

Olá...
Eu moro em Santa-Justa fica no Couço.

Marcelo disse...

Querido Paulo,
Minha vez de visitar teu blog e me atualizar e informar sobre Angola. Devo passar uns dias aí em Setembro a trabalho, se a imigração resolver aprovar meu visto!
O que fazes aí?
Um abraço,
Marcelo (blog "De Volta Ao Mundo", recorda-te?)

Unknown disse...

Está em Luanda??
No cinema Miramar, em 1974, havia uma Welwitschia que era o entusiasmo dos visitantes

Belos tempos!!!!!