11.7.09

Mausoléu - Angola


Mausoléu - Luanda

Complexo do Mausoléu - Luanda

Mausoléu - Luanda


Acabadinho de ler o livro AvóDezanove e o Segredo do Soviético saio de casa com uma missão: fotografar o Mausoléu do «CamaradaAgostinhoNeto» que, na acção do romance do promissor escritor angolano Ondjaki, vai pelos ares numa colorida «desplosão».

Na vida real parece que o hirto obelisco, que os soviéticos deixaram inacabado, sobreviveu. E está finalmente quase concluído graças do trabalho dos impreteríveis chineses.

As fotos são as possíveis. Já com pouca luz e após um encontro imediato com a Guarda do Presidente que no seu apertado zelo me intimou a apagar as primeiras que tirei a “bem do resguardo da zona presidencial”. Antevejo muito trabalho para estes senhores logo que o Mausoléu seja inaugurado…

2 comentários:

João disse...

Grande Paulo César....

...lembras-te de mim? eh eh

Continuas viajado...espectáculo!

Grande abraço,

João

Alexandre Correia disse...

Caro PCS!

A propósito destas imagens, não resisto a contar-lhe uma piada: a primeira vez que fui a Angola, em meados dos anos 80, já o mausoléu de Agostinho Neto estava em construção "lenta", com grande parte dessa estrutura de betão erguida e envolvida por andaimes. Então, uma das brincadeiras que se fazia a quem chegava pela primeira vez a Luanda era, ao passeá-lo numa visita guiada pela cidade, ir mostrar-lhe o "Projecto Espacial Angolano", que se dizia estava a ser desenvolvido conjuntamente com os soviéticos. Lembrava-me o foguetão de Tintin na Lua; só faltava estar pintado de branco e vermelho.

Abraço,

Alexandre Correia