16.7.09

Pedras de Pungo Andongo - Angola


Vista - Pedras de Pungo Andongo
Vista - Pedras de Pungo Andongo

Vista - Pedras de Pungo Andongo


Vista - Pedras de Pungo Andongo

Em qualquer outra parte do mundo seria um ponto turí­stico de eleição. Com direito a bilheteira, percursos guiados, museu, as inevitáveis lojas de souvenirs, cadeias de fast food e um parque de estacionamento apinhado de autocarros.

Aqui em Angola é apenas um curioso monte de pedras que fica ao lado da estrada para Malange. Mas na minha modesta opinião, se bem promovido, é um dos espaços com maior potencial para atrair visitantes a este país tal é a imponência e sumptuosidade do amontoado de Pedras em Pungo Andongo na província de Malange.

4 comentários:

Alexandre Correia disse...

Olá PCS!

Na realidade, os próprios angolanos, e as autoridades com responsabilidade no plano do turismo, consideram as Pedras de Pungo Andongo um dos locais de "visita obrigatória". Não só tem uma beleza impressionante, conforme sentiu, como tem também um elevado simbolismo para a nação angolana, pois reza a lenda que a célebre Raínha Ginga ali deixou a sua marca bem cravada nas pedras que pisou.

Um abraço,

Alexandre Correia

PCS disse...

Olá Alexandre,

Eu já tinha ouvido falar na lenda da pegada da Rainha Ginga. No entanto a história pareceu-me tão inverosímil que optei por não a referir no texto.
Mas com ou sem lenda acho muito bem que as autoridades angolanas promovam o local. Merece muito ser contemplado!
E presumo que você já o tenha feito, não é?

Abraço,
PCS

Alexandre Correia disse...

Olá PCS!

Tenho de confessar-lhe duas coisas: conheço de facto o local, mas nunca tive oportunidade de deter-me por ali o tempo necessário para registar toda aquela paisagem definitivamente na minha memória; o que quer dizer que hei-de voltar lá até ter essa sensação. A história da Raínha Ginga é, claro, uma lenda altamente romaceada e na qual Angola encontra um dos mais remotos motivos de orgulho nacionalista, um pouco como nós tivemos o nosso Viriato. Seja como for, a história é levezinha e tem um fundo real, daí o seu lugar na própria história de Angola. De resto, as pegadas da Raínha Ginga marcadas naquelas rochas de granito escuro, são pura fantasia...

Um abraço,

Alexandre Correia

Anónimo disse...

Não são não as pegadas são reais e não são fantasias